Nova Orla de Salvador Bahia 2014 A Barra possui uma localização gráfica única no mundo.  |  Fonte: Nova Orla

Onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr do sol no mar. Isso ocorre porque ela é o vértice da península que ocupa a cidade.

Banhada pela Baía de Todos os Santos e pelo Oceano Atlântico, tem uma paisagem linda e cheia de conteúdo histórico.

Foi no atual Porto da Barra que o governador-geral Thomé de Souza desembarcou e fundou a cidade de São Salvador no ano de 1549.

Nova Orla de Salvador Bahia 2014

O Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade, foi construído com o intuito de auxiliar os navegadores.

Nova Orla de Salvador Bahia 2014 Obras na Ribeira focam no reparo da alvenaria e contenção

As obras de revitalização da Ribeira se concentram na construção e recuperação da alvenaria de contenção da orla. De acordo com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em alguns locais a alvenaria estava completamente destruída e teve que ser reerguida. Em outros pontos, a argamassa da estrutura está muito erodida, necessitando de serviço de reforço. Também já está em andamento a drenagem de águas pluviais do trecho 3 do projeto, que vai do fundo do Colégio Costa e Silva até a Praça do Divino.

Segundo a engenheira de fiscalização da Sucop, Rosa Aires, os problemas com a alvenaria são maiores no trecho 2, que vai do Clube Bogari ao fundo do Costa e Silva. “A alvenaria de contenção está sendo totalmente refeita neste trecho. Além disso, a obra envolve o reforço e reconstrução de todos os pontos de alvenaria da orla da Ribeira”, explica a engenheira.

Entre as intervenções programadas no projeto está a implantação de piso compartilhado em concreto articulado e intertravado em mosaicos de cores variadas, usando toda a largura da rua, definidos espaços para bicicletas, caminhadas e para pessoas com dificuldade de locomoção (com piso tátil).

Serão também instaladas faixas elevadas para travessia de pedestres, bancos em concreto ao longo do calçadão e nas praças, duas rampas e escadas em madeira para acesso à praia, quiosque para informações turísticas e para venda de coco e acarajé, posto salva-vidas, mesas e bancos para jogos, equipamentos de ginástica, anfiteatro para eventos culturais, sanitários públicos, iluminação, paisagismo e elementos de sinalização visual e turística.

O projeto total de revitalização da orla de Salvador, na primeira etapa, tem investimentos estimados em em aproximadamente R$ 111 milhões e prevê implantação de 50 mil m² de novas calçadas, 16 mil m² de espaço compartilhado entre pedestres e carros, seis quilômetros de ciclovias, 10 quilômetros com nova iluminação pública, além de quadras, praças e restaurantes.

Nova Orla de Salvador Bahia 2014

Nova Orla de Salvador Bahia 2014

Nova Orla de Salvador Bahia 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.